quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pilates para Bailarinos


Como tem sido árduo meu caminho de volta ao peso ideal! Sei que preciso melhorar minha alimentação comendo mais vezes ao dia, mas cuidando da minha filha eu até esqueço disso! Lembro do almoço e da janta e olhe lá! Mas estou determinada a melhorar isso, e agora voltando com força total às atividades físicas.

Este post é dedicado especialmente à uma atividade física que amo muito: Pilates. Sou professora de pilates e meu último curso na área foi quando eu estava grávida de 3 meses. Fiz todo o curso e foi maravilhoso.

Considero o Pilates maravilhoso para quem dança. Este método foi principalmente difundido graças aos bailarinos que faziam seus exercícios para se reabilitarem após alguma lesão. Pois, diferente dos métodos tradicionais, o Pilates consegue aliar reabilitação e condicionamento físico ao mesmo tempo. Mesmo para quem não tem nenhuma lesão, o Pilates funciona como condicionamento físico, pois trabalha todo o corpo em simetria, aumentando a flexibilidade, força e potência muscular, além de trabalhar todo o centro do corpo, essencial para a manutenção do equilíbrio.

No Ballet, muitas vezes os exercícios praticados em aula não são suficientes para aprimorar as capacidades físicas exigidas na prática da dança. Força, flexibilidade e resistência exigem uma maior preparação.É nesse ponto que o Pilates entra, auxiliando neste aprimoramento. Além destes benefícios, o Pilates é muito dinâmico, podendo variar a cada aula, auxiliando também na prevenção de lesões nos joelhos e tornozelos principalmente. Para isso, é necessário que o professor de Pilates tenha conhecimento das atividades da dança, para auxiliar nos exercícios, forçando nos pontos mais necessários.

Nunca tive dor nas costas, já havia comentado que mesmo na gravidez nunca tive este problema, mas agora com a minha filha maiorzinha eu sinto muita dor na musculatura da região lombar. Isso é decorrência da pouca atividade física que venha praticando, pois devemos entender que, como bailarinas, os anos de vida agem "contra" nós! Sei que Deus tem me abençoado muito neste sentido, pois já consigo fazer uma aula inteira de ballet sem dor (na meia ponta claro!), mas eu preciso fazer a minha parte, malhando muuuuito!!!
Estou retornando às minhas atividades normais aos poucos, e voltando também ao Pilates!

Quando eu tiver um tempinho maior vou fazer um post com exercícios bem básicos para aquecimento dos pés e pernas utilizando o princípio do Pilates.

Abraços
Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário