segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ballet Baby Class e Infantil


Sou professora de turmas de ballet baby class (3 a 6 anos) e infantil (7 a 11) há algum tempo, e a cada início de ano recebemos mães e pais que trazem suas filhas para fazer ballet e todos tem muitas dúvidas com relação ao ballet. Neste post espero poder ajudar trazendo um pouco dessas informações.

Bom, eu já amava dar aulas para crianças e agora sendo mãe mais ainda! Hoje eu vejo as aulas sob uma nova perspectiva, sob o ponto de vista de uma mãe! E assim eu entendo todas as dúvidas e questionamentos que uma mãe/pai passa quando deixa sua filhinha para fazer uma aula.

Eu sendo mãe com certeza deixaria minha filha fazer ballet! É uma ótima forma de atividade física, onde em uma aula há alongamentos, exercícios, brincadeiras, tudo em seu momento, claro! Aconselho aos pais que escolham com sabedoria e prudência o professor, pois este pode tanto ser exemplo para sua filha como pode traumatizá-la com relação à dança.

O ballet traz muitos benefícios à saúde: auxilia na manutenção da postura correta, no fortalecimento muscular, no alongamento, na expressão corporal, promove a socialização da criança e melhora sua autoconfiança. Além disso, a criança passa a ter noção sobre musicalidade, ritmo e equilíbrio. E, como toda atividade física, também auxilia na prevenção da obesidade, um mal que cada vez mais atinge as crianças, podendo trazer problemas para o resto da vida.

As músicas trabalhadas as aula de Baby Class devem ser diversificadas, com cantigas infantis, músicas próprias para crianças, clássicas, e de vários ritmos, de maneira a entender a diferença entre rápido e devagar, por exemplo.

Outro aspecto importante para a criança que começa o ballet na turma de baby class é que ela também passa a entender e aprender os movimentos básicos do ballet, compreendendo melhor a dança e incorporando-a à seu repertório motor. Porém, é necessário que o professor conheça o processo de desenvolvimento e crescimento físico da criança, para saber o que exigir e trabalhar em cada fase. Sendo professora de educação física e tendo estudado isso, sei a importância e a diferença que faz essa compreensão em aula. Cada criança tem o seu tempo para aprender e isso deve ser respeitado. Afinal, são apenas crianças!

A aula de Baby Class é onde se aprende a brincar através da dança, de forma divertida e lúdica!

Não vejo a hora da minha pequena Ana Rosa dar seus primeiros passinhos na dança... sapatilha ela já tem: ganhou da dinda Carol uma tamanho 18 (não serve ainda, mas logo ela irá usar)! Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário